Ação e animação (Oficina p/ formação de professores/2013-2)

 

Ficha técnica e download da animação.

---

Oficina de Animação com Recortes de Papel (LAPIS/Secretaria Municipal de Educação de São José) – Turma 2

Público: Professores da Educação Integral do CEM Santa Terezinha

Datas/local:

14-08-13 – Mini-auditório do CFH
21-08-13 –  Sala 10 Pós HST – CFH
28-08-13 – LAPIS
04-09-13 – LAPIS
11-09-13 – LAPIS
18-09-13 – Sala de usos múltiplos da GCN – CFH

Horário: 13:00 às 16:30


14-08-13

Etapa: Introdução à metodologia e criação da narrativa

Atividades:

Cada aluno: 1- propôs um evento desencadeador (uma situação dramática que quebra a rotina, causa o conflito); 2- criou uma história a partir do evento desencadeador escolhido: “escola como perspectiva”.

História escolhida para a animação: “aluno agressivo com os pais por meio de palavras; aluno nas aulas de Educação Física e em sala de aula; aluno cooperando com colegas e professor”.

Tarefa para a próxima aula: cada aluno deve criar um storyboard a partir da história acima.

Sugestão de leitura: “Produção de animação e construção de conceitos históricos”, por Henrique Luiz Pereira Oliveira. Acesse>> 

21-08-13

Etapa: Introdução aos fundamentos da narrativa audiovisual e elaboração do storyboard

Atividades:

A turma criou o storyboard abaixo a partir da história escolhida na aula anterior. Este processo de criação implicou a reelaboração da história, ou seja, a definição e precisão de cenários, personagens, etc.

Tarefa para a próxima aula: os alunos deverão iniciar a produção dos cenários, personages e adereços e trazer o material produzido, ao longo da semana, na próxima aula. A turma foi organizada da seguinte forma:

– Angélica, Fernanda, Luciana e Rodrigo irão produzir os cenários em que aparecem a casa do menino e a casa na qual ele joga a pedra;

– Beli e Judith, os cenários relacionados ao CEM Sta Terezinha: o colégio, o parque e a grade;

– Glaucia, Lucia, Marli e Morgany, os personagens principais da história: garoto, pai, mãe, professor de educação física e colegas de colégio. Será necessário fazer 3 versões similares do garoto, pois as gravações dos diferentes cenários serão simultâneas;

– José, Sandra e Sílvia, os elementos ligados ao cenário em que aparece o orelhão e a quadra de basquete.

Sugestão de leitura: “Story: Substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro”; Autor: Mckee, Robert; Idioma: Português; Editora: Arte e Letra.

 

28-08-13

Etapa: Concepção e produção dos cenários, personagens e adereços

Atividades: A partir do material produzido pelos participantes da Oficina durante a semana (cenários, personages e adereços), analisamos o storyboard para verificar o que estava faltando, ajustar e, assim, passar para a fase de captura de imagens. Percebemos que algumas cenas ainda não estavam resolvidas. Foi necessário discutir soluções e, então, ajustar cenários, construir personagens, etc.

Tarefas para a próxima aula: 1) Construir os personagens que faltaram. Serão necessárias 3 cópias do menino e mais alguns colegas para as cenas de atividades físicas; 2) Pesquisar sons para as cenas <http://lapis.ufsc.br/material-professor/sites/down-load-de-musicas-e-sons-free> e trazer propostas de áudio, considerando a faixa etária do público para o qual será dirigida a animação, qual seja, alunos do CEM Santa Terezinha. Indicamos também que sejam usados sons com “licença Creative Commons”.

04-09-13

Etapa: Captura de imagens, gravação da animação

Atividades:

Tendo em vista os ajustes feitos no storyboard, a equipe do LAPIS preparou um texto, listando as principais cenas da história. Em situações como esta, o ideal é fazer um novo storyboard. O objetivo foi facilitar o processo de gravação. Com os principais cenários e cenas definidos, dividimos a turma em três grupos. O grupo 1 ocupou-se de gravar as cenas na casa do menino e na quadra de esportes (jogando basquete); o grupo 2, as cenas na frente da escola, fora e dentro do muro (parquinho); o grupo 3, as cenas do menino andando pela rua (quebrando a janela e o telefone público) e relembrando suas peripécias.

Para a captura e gravação das imagens, foi utilizado o AnimatorDV Simple+. Os alunos experimentaram operações simples como: criar um novo projeto, criar as sequências, dentre outras.

Tarefas para a próxima aula:

Faltou gravar as cenas do menino brincado de cabo de guerra e salto de obstáculos na quadra de esportes, além do close no rosto dele feliz. Tarefas que ficaram para a próxima aula.

Os alunos trouxeram os audios anexos para colocarem na animação e ficaram de analisar os sons que ainda faltam e de trazer no próximo encontro.

11-09-13

Etapa: Montagem da animação, adição do áudio, título e créditos

Atividades:

Nesta aula, por meio do programa AnimatorDV Simple+, foram gravadas as cenas que faltaram na aula anterior. O grupo 1 gravou: Menino pulando obstáculo; Menino feliz. O grupo 2: Menino brincando de cabo de guerra.

O grupo 3, por sua vez, utilizando o mesmo programa AnimatorDV Simple+, ocupou-se de criar os AVIs das sequências gravadas na aula anterior.  Para isto, experimentaram diferentes FPS ao criarem os vídeos. À medida que os grupos 1 e 2 terminaram de gravar as cenas que faltaram, também passaram a criar os AVIs.

Finalmente, os alunos experimentaram o processo de edição, utilizando o programa VideoPad Video Editor. Por meio desse programa, cada grupo fez a junção dos AVIs gravados e adicionaram os áudios que trouxeram, bem como título e créditos provisórios, produzindo, assim, novos AVIs. Ficou mais claro, então, quais os áudios  ficaram faltando e seria necessário providenciar.

Tarefas para a próxima aula:

Os alunos ficaram de providenciar para a próxima aula: os sons que faltaram, os créditos e o título do filme. Para ela foi programada a edição do vídeo “final” com todas as sequências em AVI criadas até então.

18-09-13

Etapa: Avaliação dos resultados, esclarecimento de dúvidas e orientações, visando auxiliar os professores na aplicação da metodologia com os seus alunos.

Atividades:

Uma das alunas assumiu a edição do vídeo “final” enquanto os demais alunos fizeram a votação de qual seria o título do vídeo, avaliaram a Oficina e discutiram as possibilidades e forma de implementação no CEM Santa Terezinha como atividade complementar associada à Educação Integral. A finalização da animação acabou sendo feita, posteriormente, na Escola.

Quanto à avaliação, os alunos fizeram referência às dificuldades relativas ao deslocamento que acabou reduzindo o tempo da oficina para no máximo 3:30 horas; ao número de computadores por aluno: cerca de 4 alunos por computador, tendo em vista a percepção de que se aprende fazendo, ou seja, o ideal seria um computador por aluno ou dupla; à falta de uma espécie de roteiro, ou manual que indicasse os passos básicos para utilização dos programas de captura e edição, o que facilitaria o uso posterior.

Em relação à aplicação no CEM, refletiram sobre a necessidade de criarem estratégias para que, em cada oficina, participasse um número não muito grande de alunos (cerca de dez); sobre estimularem seus alunos a criarem as narrativas; comentaram a possibilidade de a oficina ajudar aqueles alunos que possuem dificuldades relativas à interpretação de textos; pensaram em criar animações sobre mitos e lendas urbanos para desmistificar o medo existente em torno deles. Lembraram que uma das dificuldades que enfrentariam seria o fato de a maioria dos professores que participaram da Oficina de Animação no LAPIS ser ACT, ou seja, esses professores possuem contratos temporários com a Prefeitura e, portanto, não necessariamente estarão no CEM Santa Terezinha no próximo ano.

O PASSO A PASSO!!! Em resposta à demanda dos professores, conforme avaliação acima, criamos um passo a passo para a utilização dos softwares de captura e edição: “Usando os programas: ‘AnimatorDV Simple+’ e ‘VideoPad Video Editor’“.

Making of da Oficina: <http://www.youtube.com/watch?v=_aT9zR4etJA>.

Blog do CEM Santa Terezinha com registro da Oficina de Animação com Recortes de Papel: <http://cem-santaterezinha.blogspot.com.br/p/educacao-integral.html>.

[Versão PDF da página do blog que faz referência à Oficina: Educação Integral.]

 

 [Relatos e fotos: RenatA.B.]