Turma 2013-2

 

Oficina de Vídeo-História, ou Laboratório de Ensino Oficina de Vídeo-História

Público: Alunos de graduação da UFSC

Dia/Horário: Sexta-feira de 18:30 às 22:00

Local: Sala 330 – Bloco B

[Plano de Ensino]

06-12-13

Etapa/atividades: Exibição das animações produzidas pelos grupos (ver abaixo), relato das exibições feitas nas escolas e avaliação coletiva dos trabalhos

Cinza

TransMobilizeSe

Quando explode a revolução

Sobre baratas e ratos

11-13

Etapa: Montagem e edição da animação c/ adição do áudio, título e créditos

Atividades:

No mês de novembro, os alunos fizeram a montagem e edição da animação. Foi sugerido o uso do software livre “OpenShot Vídeo Editor”, no sistema operacional Ubuntu-Linux.

ATENÇÃO!!!

Os alunos devem agendar,  o quanto antes, a apresentação de suas respectivas animações em um espaço de ensino.  As exibições devem ter como público: jovens na faixa etária correspondente a alunos de 5ª a 9ª séries; e devem ocorrer ainda no final deste semestre (2013-2).

A experiência de exibição tem dois objetivos fundamentais:

a) Verificar se os signos utilizados e a sequência de planos deixam a narrativa inteligível enquanto uma sequência de acontecimentos;

b) Verificar como os alunos de 5ª a 9ª série do Ensino Fundamental dão significado e relacionam com suas experiências aquilo que é narrado na animação.

11, 18 e 25-10-13

Etapas: “Concepção e produção dos cenários, personagens e adereços”, e “Captura de imagens, gravação da animação”

Atividades realizadas:

Os grupos dividiram-se: parte dos membros de cada grupo trabalhou com a produção de cenários, personagens e adereços, e a outra parte iniciou a captura de imagens e gravação da animação. Até que todos ficaram evolvidos com a captura e gravação. Nesta etapa, está sendo utilizado o software livre “OpenStopMotion”, versão 0.6.3, no sistema operacional Ubuntu-Linux.

Acesse as fotos do dia 11-10>>

Para a aula do dia 01-11-13:

Os alunos devem preencher os formulários: “Ficha do audiovisual”, “Ficha com dados do realizador”, “Contratos de direitos de co-autoria de audiovisual”, e “Autorização de direito de imagem”, disponíveis em <http://lapis.ufsc.br/material-professor/formularios>, e trazer na próxima aula, ainda que não possuam todas as informações.

20, 27-09 e 04-10-13

Etapa: Concepção e produção dos cenários, personagens e adereços

Atividades realizadas:

Os três grupos, já não mais na sala de aula, mas no Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som (LAPIS), iniciaram a produção dos cenários, personagens e adereços. O Laboratório possui espaço apropriado, mesas grandes para as equipes trabalharem com os recortes de cartolinas, dentre outros, além de materiais como tesouras, lápis e canetas coloridos, colas, etc. No Laboratório, também estão os computadores conectados às câmeras que irão fotografar as cenas da animação.

Nesta etapa, ainda que as máquinas não sejam utilizadas, é interessante mostrar aos alunos que os recortes que eles vão produzir devem adequar-se ao espaço em que as cenas serão gravadas. Em outras palavras, os cenários devem ter uma dimensão vinculada à “área de segurança” indicada pelo programa de captura de imagens, o que corresponde, mais ou menos, a uma folha de papel A3 deitada.

Sobre a dimensão dos personagens, foi chamada atenção para as situações em que elementos da animação apareceriam em dimensões diferentes, ou seja, em tamanhos “normal”, “maior” e “menor”. Neste caso, eles já poderiam se antecipar e providenciar as diferentes dimensões.

Neste momento, os grupos ainda pesquisaram formas de personagens e objetos. Consultas à internet, ocorreram. Quanto às cores de papéis escolhidas para os recortes, um grupo optou por colorir seu storyboard, alegando facilitar essa escolha.

Atividade para a próxima aula: Foi aberta a possibilidade de os alunos trabalharem fora do horário da Oficina, levando os materiais necessários para isto e/ou utilizando o Laboratório.

Acesse as fotos do dia 04-10>>

Acesse as fotos do dia 20-09>>

13-09-13

Etapa: Concepção e produção dos cenários, personagens e adereços

Atividades realizadas:

06-09-13

Etapa: Introdução aos fundamentos da narrativa audiovisual e elaboração do storyboard

Atividades realizadas:

A turma dividiu-se em três grupos e foram construídos três storyboards. Os grupos pautaram-se em três perguntas para a realização desta tarefa: Qual a transformação principal? Quais os conceitos presentes? Qual a intenção da narrativa? Foi chamada atenção para o fato de ser relevante resolver a narrativa neste momento, ainda que soluções específicas relativas a determinadas cenas sejam resolvidas depois, bem como para a importância de o storyboard ser também um momento para se pensar na produção.

O professor Henrique iniciou a mediação com o grupo da história da criança que lê um livro e tem sua vida modificada. Todos os alunos desse grupo participaram da construção da narrativa, sendo que um dos alunos foi o responsável por fazer o storyboard no quadro. Colaborou na mediação o Paulinho. Finalizado o storyboard desse primeiro grupo, o professor dirigiu-se ao grupo da história da insatisfação social com o status quo. O grupo da história dos ratos e das baratas foi o último a ser acompanhado pelo professor. Nesses dois últimos grupos, repetiu-se o mesmo processo descrito em relação ao primeiro grupo.

Acesse os storyboards criados e outras fotos do processo>>

Atividade para a próxima aula: Cada grupo deverá pesquisar idéias, referências gráficas para cenários e personagens. Trata-se de pensar a visualidade, a estética, o etilo visual de cenários e personagens. A quantidade de cenários e personagens também deve ser levada em consideração.

30-08-13

Etapa: Introdução aos fundamentos da narrativa audiovisual e elaboração do storyboard

Atividades realizadas:

Análise dos storyboards criados pelos alunos. Perguntas que nortearam a análise: Até que ponto os signos utilizados pelos alunos nos permitem compreender os storyboards que eles criaram? Que signos poderiam ter sido utilizados para tornar as intenções dos alunos mais claras?

Acesse os storyboards criados a partir das três histórias escolhidas (a dos ratos e das baratas, a da insatisfação social com o status quo e a  da criança que lê um livro).

Atividade para a próxima aula: Pesquisar idéias, referências gráficas para cenários e personagens, visando a criação dos três storyboards, a partir dos quais serão produzidas as animações. Em resumo, das três histórias serão criados três storyboards e três animações.


23-08-13

Etapa: Introdução à metodologia e criação da narrativa

Atividades realizadas:

1) Assistimos às animações escolhidas pelos alunos no site do LAPIS: “Apagando a rotina”; “Fue un tiempo en Mexico” e “Um dia de caça”. Assistimos cena a cena. Os alunos iam comentando cada cena, descrevendo seus elementos e as ações presentes nela;

2) Em relação a cada animação, refletimos sobre as transformações mais importantes presentes na narrativa, bem como os conceitos e valores abordados (cenas-chave tratam de conceitos fundamentais; os signos escolhidos impõem conceitos);

3) Comentários foram feitos sobre a importância do áudio e dos signos sonoros das animações, embora o exercício solicitado não tenha feito referência a eles;

4) Refletimos também sobre os problemas existentes nas animações, que dificultam a sua compreensão, e sobre possíveis soluções;

5) Os alunos comentaram sobre a experiência de exibição da animação; se os  espectadores entenderam; o que entenderam. O professor comentou sobre a experiência do LAPIS na exibição com crianças; o método seguido e o objetivo a ser alcançado;

6) Conversamos sobre as animações que serão produzidas na turma:

– O que iremos dizer por meio delas? O que precisaremos, então, colocar em cena?

– Qual a melhor maneira de contar a história escolhida? Quais elementos vão aparecer nas cenas para ficar inteligível a intenção?

7) Estratégias para dirigir o olhar do espectador foram discutidas (zoom, escurecimento do que não interessa, etc.);

8) Outro tema da aula foi: “storyboard“. Foram mostrados os storyboard do “Zé Maneca” e de “Apagando a Rotina”. Foi falado sobre a importância do storyboard para planejar cenários e personagens;

9) Permearam as discussões, em sala de aula, os seguintes conceitos, que também foram apresentados pelo professor por meio do power point: “signo figurativo”, “ação”, “plano”,”cena” e “cartunizar”.

Atividade para a próxima aula:

Cada aluno deve fazer um storyboard com 8 a 12 quadros da história vinculada à animação que irá produzir. Os alunos de um mesmo grupo poderão trocar idéias, mas cada um deve fazer o seu, para experimentar a construção do storyboard.

*** É importante que todos realizem a atividade e entreguem na próxima aula. ***

Relembrando: Foram formados três grupos: 1. Paulo, Gilberto, Guilherme e Joel; 2. Rodrigo, Tales, Murilo e Luiz; 3. Andreia, Stela, Carlos e Djair. Veja as histórias abaixo (aula do dia 16-08-13).

Na próxima aula, serão discutidas duas possibilidades: 1) Iremos melhorar as histórias e então criar um storyboard para cada história? 2) Criaremos o storyboard e, ao mesmo tempo, melhoraremos as histórias?

Sugestão de leitura:

“Story: Substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro”; Autor: Mckee, Robert; Idioma: Português; Editora: Arte e Letra.

16-08-13

Etapa: Introdução à metodologia e criação da narrativa

Atividades realizadas:

1) Assistimos diversas animações produzidas no LAPIS;
2) Introduzimos o conceito de Evento Desencadeador como um principio gerador para a criação de narrativas (enredos). O Evento Desencadeador é o acontecimento que rompe uma rotina, na forma de um conflito e, por consequência, provoca uma transformação;
3) Foi votado como evento desencadeador: “uma grande explosão”;
4) Cada aluno produziu uma narrativa utilizando “uma grande explosão” como evento desencadeador. Foram escolhidas três narrativas para serem produzidas e formados três grupos: 1. Paulo, Gilberto, Guilherme e Joel; 2. Rodrigo, Tales, Murilo e Luiz; 3. Andreia, Stela, Carlos e Djair.

Histórias escolhidas para serem animadas:

1) História criada pelo Guilherme Raul Blaese Pasold: “- Uma casa abandonada; – Os ratos oprimem as baratas; – As baratas organizam uma revolução; – A liderança das baratas mostra os rojões; – Os ratos e as baratas lutam; – As baratas explodem os ratos usando um dos rojões; – As baratas oprimem as baratas.”

2) História criada pelo Tales: “Uma grande explosão, no metrô de uma grande cidade, foi o evento catalisador para o surgimento de um movimento de contestação da administração da máquina pública. Uma pane no sistema elétrico gerou uma explosão que matou e feriu muitas pessoas. Isto foi o evento responsável um outro tipo de explosão. Surge, logo após o incidente, uma avalanche de sentimentos  da população, que há muito tempo assitia de forma passiva os incontáveis casos de corrupção em todas as esferas do Estado e o descasos com a garantia da cidadania plena aos cidadãos. A pane no funcionamento de alguns equipamentos foi responsável por alavancar a desconstrução de um modelo que não funcionava como deveria.”

3) História criada pela Stela Schenato: “Uma criança levava os dias de uma forma tedioso e monótona na sua casa, onde dispunha de todos os meios de tecnologias, computadores, vídeo-games, etc. Suas ideias não fluíam, ele não estava feliz com a vida que estava tendo. (O balãozinho do pensamento dele está cinza nesse momento.) Ele via todas as noites seu pai apanhar livros em um estante gigantesca e sempre quando estava lendo esses livros, tinha um semblante feliz e satisfeito. Um dia a criança resolve apanhar um desses livros e há uma grande explosão em seu pensamento, a partir daí seu pensamento cria grandes ideias.”

Atividades para a próxima aula:

1) Escolher uma animação no site do LAPIS;
2) Analisar cada cena, listando os objetos presentes na cena e a ação principal;
3) Identificar quais as transformações mais importantes que ocorrem na narrativa;
4) Identificar os conceitos e valores abordados;
5) Realizar uma experiência de exibição da animação e pedir para os espectadores narrarem o que entenderam. Neste momento, não há uma delimitação do público. Exibam para quem for possível.

*** É importante que todos realizem a atividade e entreguem na próxima aula. ***

Sugestão de leitura:

“Produção de animação e construção de conceitos históricos”, por Henrique Luiz Pereira Oliveira. Acesse>> 

[Relatos e fotos: RenatA.B.]